Viva o dia 1º de maio com DE&I!

Relembrando um pouco a respeito da origem do Dia Internacional do Trabalho, também conhecido como Dia do Trabalhador, e celebrado anualmente, como um feriado nacional em muitos países, incluindo o Brasil, ele tem sua função de homenagear os trabalhadores e suas lutas por melhores condições de trabalho, direitos e dignidade.

  • Tudo começou no final do século XIX, quando os trabalhadores em todo o mundo começaram a se organizar em sindicatos e movimentos trabalhistas para exigir melhores condições de trabalho, salários justos e um ambiente mais seguro e saudável para se trabalhar.

Foi então que, em 1º de maio de 1886, milhares de trabalhadores em Chicago, nos Estados Unidos, iniciaram uma greve geral para reivindicar a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias. A manifestação acabou se tornando violenta, resultando na morte ou prisão de muitos trabalhadores. 

Apesar do conflito, a greve de Chicago e a luta dos trabalhadores pelos seus direitos se espalharam rapidamente por todo o mundo, e em 1889, durante um congresso realizado em Paris foi declarado o 1º de maio como o Dia Internacional do Trabalho, em homenagem aos trabalhadores mortos em Chicago.

Além de ser uma homenagem aos trabalhadores, o Dia Internacional do Trabalho é também uma oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores de hoje e os esforços necessários para garantir um ambiente de trabalho justo, seguro e saudável para todos.

Desta forma é, simplesmente, impossível falar sobre ambiente justo, seguro e saudável para se trabalhar se não falarmos sobre a inclusão da diversidade, com equidade, nos ambientes organizacionais! 

Aproveitamos, então, essa oportunidade para mais uma vez destacar a importância de um ambiente de trabalho justo e seguro para todas as pessoas, independentemente de sua raça, etnia, gênero, orientação sexual, idade, religião ou qualquer outra característica pessoal.

Sabemos que a diversidade no local de trabalho traz uma variedade de perspectivas e habilidades que podem levar a melhores resultados e soluções mais criativas e inovadoras. No entanto, a diversidade por si só não é suficiente. É necessário um ambiente de trabalho inclusivo que respeite e valorize todas as diferenças, e que crie oportunidades equitativas para o sucesso profissional.

Por isso, a equidade no local de trabalho é um componente fundamental da diversidade e da inclusão. Significa garantir que todas as pessoas sejam vistas e consideradas quanto às suas necessidades individuais para terem acesso as mesmas oportunidades, recursos e benefícios, independentemente de suas características pessoais. Isso inclui garantir salários justos, benefícios iguais, oportunidades de promoção, acesso a treinamentos e desenvolvimento profissional e uma cultura de trabalho que valorize todas as pessoas.

A inclusão, por sua vez, é o processo capaz de garantir que todas as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas, independentemente de suas diferenças. Isso requer às empresas criar um ambiente de trabalho em que todos os funcionários tenham uma voz equânime, a fim de sentirem-se seguros e confortáveis para contribuir com suas ideias e percepções de mundo. 

  • A inclusão é o fator chave para evitar a discriminação e criar um ambiente de trabalho mais produtivo, colaborativo e psicologicamente seguro.

No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito para promover a diversidade, equidade e inclusão no ambiente de trabalho. Muitas empresas ainda enfrentam desafios na criação de ambientes inclusivos e equitativos.

Algumas das barreiras para isso incluem preconceitos inconscientes, falta de representatividade de alguns grupos, discriminação e falta de apoio a trabalhadores que enfrentam desafios, como deficiências ou estruturas familiares.

Desta forma, destacamos a importância de uma data como o Dia Internacional do Trabalho, para lembrar que a diversidade, equidade e inclusão devem ser priorizadas em todas as empresas. Para tanto, ações a fim de promover a diversidade e a inclusão se fazem necessárias e urgentes, tais como: 

  • Oferecer treinamento e desenvolvimento para combater preconceitos inconscientes – os tais Vieses Inconscientes; 
  • Criar políticas e práticas que promovam a equidade salarial e a igualdade de oportunidades, bem como, 
  • Aumentar a representação de grupos minorizados em cargos de liderança. 

Ações como essas podem ajudar a criar um ambiente de trabalho mais justo, produtivo e saudável para todos os trabalhadores, o que refletirá diretamente na qualidade dos seus produtos, serviços e marca no mercado consumidor. 

Nós da RMConsulting temos o conhecimento, as habilidades e experiência necessária para ajudá-los a construir uma cultura organizacional Equânime, Inclusiva e Diversa. 

Venha falar conosco e potencialize a sustentabilidade do seu negócio, através das práticas de ESG. Atuamos em todo o Brasil e te esperamos para um café bastante inclusivo!

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!